Ouvimos falar cada vez mais frequentemente de Economia Circular, e muitas vezes já a praticamos há algum tempo sem ter bem a perspectiva de que se enquadra no conceito.
Por outro lado, muitas vezes precisamos de ter mais informação relativamente à mesma, e tentar saber a definição, de uma forma simples, do que é realmente esta Economia Circular.
Aqui algumas definições que nos ajudam a entender.
- Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação.
eco.nomia.pt
- A economia circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, a reutilização, a reparação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, alargando o ciclo de vida dos mesmos, com o objetivo de reduzir o desperdício ao mínimo.
Mun. Setúbal: Seminário Economia Circular
![](https://static.wixstatic.com/media/7faf13_9ada53a3c9884b939d2d87cb0e1b4011~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_654,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/7faf13_9ada53a3c9884b939d2d87cb0e1b4011~mv2.jpg)
Em termos práticos, como praticar e contribuir para a Economia Circular?
Alguns exemplos aqui também.
- Venda e compra de manuais escolares em segunda mão, passando de aluno em aluno, aumentando desta forma ao máximo a vida útil dos livros:
- Compra de roupa em segunda mão, aumentando a vida útil das peças e reduzindo a poluição por estas causada. Trocas são da mesma forma eficazes.
- Arranjo de objectos danificados em eventos para o efeito e com o apoio de voluntários com as competências para tal: Repair Cafe .
- Recolha e re-venda de óculos usados e partes dos mesmos: Banco de Óculos.
Todos estes exemplos dão um contributo valiosíssimo para a redução de desperdício, ao mesmo tempo que aumentam a vida útil dos materiais até ao máximo.
Como estes, existem uma variedade imensa de projetos com base em sustentabilidade e economia circular que podemos apoiar, tentando adquirir os seu produtos, partilhando e até fazendo parte das iniciativas que promovem.
Um a um somos muitos!
Rita
imagem: seminário economia circular - Municipio de Setúbal
Comments