top of page

olá Sarah Trading

Writer's picture: CW heroesCW heroes

Updated: Mar 27, 2019

A CW foi recebida nas instalações da Sarah Trading em Braga e estivemos à conversa com a Liliana acerca de todo o seu processo de recolha de roupa.


O que é a Sarah Trading?


“A Sarah Trading, portadora do Título Único Ambiental, apresenta-se como uma empresa de ligação entre o cidadão e o ciclo de recuperação têxtil. Procura com a sua atividade, diminuir a quantidade de resíduos destinados ao aterro, promover a reutilização destes materiais têxteis na atividade industrial, diminuir a extração de matérias-primas da natureza e contribuir para a formação de uma consciência cívica e ecológica do cidadão. Fundada em 2006, iniciou a atividade com um centro de triagem de roupa, calçado e brinquedos e posterior reencaminhamento.


Em junho de 2012, alargou a sua área de intervenção através da criação de um sistema integrado de recolha seletiva de têxteis, disponibilizando uma resposta eficaz e ambientalmente correta no encaminhamento destes materiais, denominado projeto de InVista nO Ambiente.”

Estando no momento de constante pesquisa do que existe no país no âmbito de reutilização de têxtil, reciclagem e diminuição de desperdício, achámos importante ter alguns dados no campo do que é recolhido diariamente através dos contentores que vemos frequentemente nas ruas das cidades. Começámos na Sarah Trading – armazéns do Norte.


Queremos partilhar aqui a informação que conseguimos apurar nesta visita: só na zona norte do país são actualmente recolhidas diariamente 10 toneladas por dia de roupa. Sim, por dia!


E este número diz respeito apenas à organização Sarah Trading. Como a Sarah, existem mais organizações com contentores a fazer o mesmo trabalho. Ora, esta informação tem como objectivo chamar-nos a atenção para a quantidade de roupa que todos temos, que se adquire, e que na realidade, talvez nem tenhamos necessidade de.


10 toneladas de roupa apenas na zona norte, e apenas por uma organização.

Por dia.

Vamos pensar nisto, e como podemos tentar ser consumidores mais conscientes. E conseguimos!


Obrigada Sarah Trading e em especial à Liliana por nos ter recebido e pela disponibilidade e simpatia!


Rita

Comments


bottom of page