após termos dado início aos SWAP SPOTs em Lisboa, quisemos saber quais as motivações dos pioneiros da montagem dos mesmos: Impact Hub Lisbon e Impact House. o que os moveu, a que consideram importante na partilha e na troca, e como consideram que a mudança de comportamento individual pode contribuir para uma mudança global.
falámos com a Joana Cerejo (JC) do Impact Hub Lisbon e com o Diogo Areosa (DA) da Impact House:
- quais as motivações para receber um SWAP SPOT no vosso espaço? JC - Existem várias desde o apoio na divulgação de projetos locais com impacto, a consciencialização da nossa comunidade para a importância de conceitos de economia circular e também a divulgação do impacto negativo da indústria têxtil a nível global. Pretendemos começar por colocar os nossos membros a refletir nestas questões e, no limite, a alterar o seu comportamento para que se torne mais sustentável.
DA - Queremos ser uma referencia em termos de sustentabilidade em Portugal, e não podíamos deixar de ter um SWAP SPOT dando exemplo.
- o que consideram mais importante no conceito de trocas e partilha?
JC - A consciencialização da comunidade e a dinamização de comportamentos estratégicos de economia circular.
DA - Coisas que estão ótimas para ser usadas e nós por algum motivo não darmos uso, por norma as pessoas deixam no armário e compram mais, assim podem ter “novo” e dar “novo” a outra pessoa.
- quais os comportamentos que acham irão (ou já estão a) alterar?
JC - Com este projeto, muito facilmente as pessoas entendem que a troca e partilha de roupa é um conceito win-win, pois conseguem não apenas encontrar peças das quais gostam a custo zero como também dar utilidade às peças que têm em casa e que não utilizam mais, evitando assim que acabem no lixo.
DA - Compra responsável, reutilizar são pontos muito fortes que este SWAP SPOT gera, e isso para nós, tendo em conta que a industria da moda é uma das mais poluentes do mundo é um fator muito importante.
- porque é importante para a vossa organização fazer parte de uma comunidade de partilha e de economia circular?
JC - Na Impact Hub Lisbon acreditamos no poder das pessoas, dos negócios e da colaboração para tornar o mundo um lugar melhor. Valorizamos a nossa comunidade, os nossos eventos e os nossos programas, que cultivam oportunidades para gerar um impacto positivo. Temos todo o interesse em apoiar e divulgar projetos locais que estejam alinhados com os nossos valores e missão!
DA - Porque somos também parte da comunidade que partilha e privilegia a economia circular.
para esta comunidade de partilha e trocas, o mais importante é precisamente esta partilha de visões, a perceção do que está a ser alterado, e de como podemos contribuir com o nosso comportamento, em pequenos gestos do dia-a-dia.
com a rede a crescer, percebemos que cada vez mais pessoas estão interessadas em, juntas, fazer a diferença.
DA - Para os nossos clientes ainda é um tema que lhes deixa muitas reservas, por isso falamos no tema com a intenção de promover economia circular. Somos muito focados em campanhas de mudanças de comportamentos aos nossos clientes que vêm com muito poucos hábitos nestes temas. O nosso compromisso e desafio está em ser activistas pacíficos e dar bons exemplos a comunidade que nos visita, assim temos feito com muito gosto.
boas palavras para o início de um novo ano, que todos desejamos ser mais verde. a rede de SWAP SPOTs irá ter mais 2 mapas para já: Cascais e Torres Vedras. juntos por uma comunidade de partilha, de trocas, e circular :)
feliz 2020!
Comments